Abec

Abec


     

Estudo do desenvolvimento do tema em redações de vestibular.

Este estudo, cuja realização tornou-se possível graças à compreensão da Supervisão Técnica da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, nasce de uma situação que, caracterizando-se gradativamente como de preocupação com o uso da palavra por aqueles que a ela estão vinculados de alguma forma, põe-se de modo mais definitivo através de determinação do Ministério da Educação e Cultura sobre a inclusão da prova de redação nos exames vestibulares aos cursos superiore. Sem considerar a validade de tal determinação, um aspectos positivos, pelo menos, permanece: as redações elaboradas por vestibulandos trazem em si importantes informações sobre os desempenhos linguísticos dos jovens que egressam do Ensino de 2º grau. Essas redações podem revelar não só esses desempenhos dos vestibulandos, mas também influências das condições de produção, referentes a eles diretamente e ao ambiente em que estão situados, como, por exemplo, o ambiente educacional. Assim, com o propósito de oferecer subsídio aos especialistas em Currículo do orgão central do Sistema Estadual de Ensino de 2º grau do Rio Grande do Sul e aos professores de Língua Portuguesa de 2º grau e aos professores de 3º grau sobre os desempenhos dos vestibulandos nas provas de redações, que possam ser utilizados no processo decisório com vistas à melhoria do ensino, organiza-se este "Estudo do desenvolvimento do tema em redações de vestibular', sendo tomada, para isso, uma amostra das elaboradas pelos vestibulandos da PUCRS de janeiro de 1978. Utilizando como método de estudo o de análise de conteúdo de Bardin (1997, p. 103), realiza-se o estudo que aqui começa a ser relatado, com objetivos de caracterizar os desempenhos dos vestibulandos quando ao desenvolvimento do tema proposto, mais precisamente quanto a precisão, coerência e fluência na exposição de idéias, e de estabelecer relações entre os desempenhos evidenciados e as condições de produção das redações - referentes ao produtor (sexo e tipo de curso escolhido) e ao ambiente de produção (expectativas do Sistema Estadual de Ensino de 2º grau do Rio Grande do Sul).

Nome do Autor: PEREIRA, Vera Wannmacher
Nome do Orientador: Elmo Clemente
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1978
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Alfabetização
Referência: WANNMACHER, PEREIRA, Vera. Estudo do desenvolvimento do tema em redações de vestibular.. 1978. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, , 1978.