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Qualificação do magistério de 1º grau da 4ª região escolar: um diagnóstico para planejamento.

O trabalho constitui-se em diagnóstico da situação do magistério que atua em escolas de 1º grau na 4ª região escolar, área de influência da Universidade de Caxias do Sul. Tem por objetivo subsidiar um programa global de elevação progressiva do nível de qualificação profissional destes professores. Com esse diagnóstico buscou-se: a) informar sobre as necessidades e possibilidades de titulação do magistério de 1º grau; b) informar sobre necessidades e possibilidades de aperfeiçoamento e atualização destes professores. O estudo caracteriza-se como descritivo e a técnica utilizada para coleta dos dados foi o "survey". A população pesquisada é constituída de 3.336 professores em exercício nas escolas estaduais, municipais e particulares da 4ª região escolar, formada por nove municípios que concentram 30% do magistério de 1º grau da área de influência da Universidade de Caxias do Sul. Verificou-se a existência de elevado percentual de professores leigos, situando-se, grade parte deles, nos níveis mais baixos de titulaçã, alé de elevada porcentagem de professores não preparados para a atividade que exercem. Constatou-se, também, grande interesse pela realização de cursos e, portanto, amplas possibilidades de atuação da Universidade de Caxias do Sul na elevação do nível de qualificação profissional dessa população. A partir dos resultados do estudo, e tomando-se por base o que estabelece o artigo 30 da Lei 5.692/71, que fixa a titulação mínima para o exercício do magistério em cada grau de ensino no Brasil, e as orientações contidas no Parecer 80/73 do Conselho Estadual de Educação do Ruio Grande do Sul sobre a preparação de recursos humanos para a educação, foram discutidas as alternativas de titulação dos docentes leigos. Finalmente, foram propostas algumas políticas e estratégias a serem consideradas pela Universidade de Caxias do Sul na definição de uma linha geral de ação que vise à elevação progressiva dos níveis de qualificação profissional do magistério da região. 

Nome do Autor: PRESTES, Gelça Regina Lusa
Nome do Orientador: Alceu Ravanello Ferraro
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1980
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Planejamento educacional
Referência: LUSA, PRESTES, Gelça Regina. Qualificação do magistério de 1º grau da 4ª região escolar: um diagnóstico para planejamento.. 1980. Selecione tipo de trabalho... (PG em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, , 1980.