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Classes de estímulos equivalentes com estímulos nas modalidades visual e tátil

Partindo da análise de vários estudos e experimentos que, preocupados em resolver o problema educacional demonstraram a importância da estimulação sensorial para a aprendizagem da leitura e da escrita, a autora desenvolveu o presente estudo objetivando verificar se e como se estabelecem relações de equivalência intra e inter-modalidades com estímulos visuais e táteis na aprendizagem. Para tanto, 17 crianças em idade escolar ( variando entre 4 e 9 anos) participaram de arranjo experimental e sequência de treinos e testes baseados nos estudos de Devany, Hayes e Nelson, (1986) e Bush (1988). Foram realizados quatro experimentos sendo que o 1º objetivou verificar a discriminabilidade dos estímulos em cada modalidade e a possibilidade de emergência de relações de equivalência entre conjuntos diferentes de estímulos. O 2º experimento realizou treinos de intra-modalidade e depois de inter-modalidade e visando verificar a formação de relações de equivalência apresentou estímulos em modalidades inversas às envolvidas nos treinos. O 3º experimento repetiu o segundo porém, sem a inversão das modalidades. O 4º experimento procurou verificar a formação de equivalência inter-modalidades, em uma situação de treino em uma modalidade e teste em outra. A autora concluiu que as discrepânceas observadas são contrárias às predições baseadas no conhecimento das condições que geram equivalência e sugerem a análise de variáveis que podem dificultar esse processo apontando, em primeiro lugar, para as variáveis de procedimento.

Nome do Autor: Rosângela Gavioli Prieto
Nome do Orientador: Júlio Cesar C. de Rose
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1990
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: PRIETO, Rosângela Gavioli. Classes de estímulos equivalentes com estímulos nas modalidades visual e tátil. 1990. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 1990.