Abec

Abec


     

O ensino de psicologia aplicada a educação no curso de habilitação ao magistério.

Este estudo, realizado dentro de um enfoque fenomenológico, teve por objetivo desvelar a prática pedagógica dos professores da disciplina Psicologia Aplicada à Educação nos cursos de formação de professores para as séries iniciais do 1º grau. Foram selecionados quatro escolas da Rede Oficial do ensino de São Paulo, segundo um critério de antiguidade destes estabelecimentos. Os professores de Psicologia Aplicada à Educação das instituições escolhidas foram ouvidos em seus discursos, os quais, através de análise, revelaram uma descentralização da Psicologia Educacional nestes cursos, não se podendo identificar, com clareza, a função desta disciplina. Neste sentido, a Psicologia como ciência auxiliar da Educação, da maneira como é ensinada naquelas escolas, não oferece contribuições efetivas à formação dos futuros professores.

Nome do Autor: PUTTINI, Escolástica Fornari
Nome do Orientador: Joel Martins
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Psicologia educacional
Referência:

PUTTINI, Escolástica Fornari. O ensino de psicologia aplicada a educação no curso de habilitação ao magistério. São Paulo: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1984. 195p. (Dissertação de Mestrado).