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A educação de adultos: instrumento de exclusão ou democratização? Um estudo sobre a evasão em cursos de educação básica para adultos

Aborda a educação de adultos.

Este trabalho se propõe analisar o fenômeno da evasão em cursos de educação básica para adultos e jovens de forma a levantar algumas questões que possam sobsidiar uma reflexão mais rigorosa acerca dos possíveis caminhos que possam levá-los a se constiotuir em um efetivo instrumento de democratização social e educacional.  para tanto, foram trabalhados os seguintes aspectos: 1) Análise da história da educação de adultos no Brasil; 2) Elaboração de um conjunto de referências que possibilitou uma caracterização mais ampla do fenômeno da evasão; 3) Realização de um estudo da evasão em seus variados aspectos e em sua historicidade enquanto fato social na realidade concreta do trabalho desenvolvido pela Divisão Municipal de Educação de Adultos e Jovens de Bauru. Os resultados obtidos neste trabalho demonstram que a evasão deve ser compreendida como uma síntese de múltiplas determinações onde se somam fatores de ordem política, ideológica, social, econômica, psicológica e pedagógica. A constatação da complexidade desse fenômeno indica que sua resolução exige modificações profundas no tipo de atendimento que tradicional e historicamente se tem dado à população analfabeta no Brasil. Neste trabalho procurou-se apontar algumas medidas que são necessárias, ainda que insuficientes, para a reversão do quandro atual ou, melhor, para a minimização dos problemas que se apresentam.

Nome do Autor: Marisa Eugênia M M Ragonesi
Nome do Orientador: Salvador Antonio Mireles Sandoval
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1990
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: RAGONESI, Marisa Eugênia M M. A educação de adultos: instrumento de exclusão ou democratização? Um estudo sobre a evasão em cursos de educação básica para adultos. 1990. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1990.