Abec

Abec


     

Utilidade dos Estudos Adicionais para especialização em Alfabetização na percepção dos egressos em regência de classes de primeira série.

A pesquisa teve os objetivos de identificar: as atividades desempenhadas por egressos de Estudos Adicionais para Especialização em Alfabetização; realizados no Rio Grande do Sul; a utilidade desses Estudos segundo a percepção dos egressos em atuação na 1ª série; os resultados obtidos por esses egressos em termos de aprovação dos alunos. Os dados foram obtidos através de quadros preenchidos por Delegacias de Educação e questionários respondidos pelos egressos dos Estudos Adicionais e por uma amostra de alfabetizadores que não tinham cursado esses estudos. Os resultados evidenciaram que: menos de 50% dos egressos dos Estudos Adicionais para Especialização em Alfabetização exerciam docência em 1ª série à época da pesquisa; de um modo geral, esses egressos manifestaram percepção positiva sobre a utilidade dos Estudos Adicionais; os egressos desses Estudos obtiveram índices significativamente mais altos de aprovação de alunos de 1ª série.

Nome do Autor: DIAS, Giselda Maria Britto Lima
Nome do Orientador: Augusto Nibaldo Silva Trivinos
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1980
Curso:
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Formação do Alfabetizador
Referência:

DIAS, Giselda Maria Britto Lima. Utilidade dos Estudos Adicionais para especialização em Alfabetização na percepção dos egressos em regência de classes de primeira série. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1980. 202p. (Dissertação de Mestrado).