Abec

Abec


     

O processo de aquisição da escrita na escola: um estudo em textos produzidos pelas crianças.

O trabalho analisa o processo de aquisição da língua escrita pela criança, estudando textos produzidos por alunos de 1a, 2a e 3a séries do 1o grau, matriculados numa escola pública de periferia urbana, atendendo a crianças de camadas populares; a escola desenvolvia um Projeto denominado "Experiência de Alfabetização". O objetivo da análise foi categorizar os erros das crianças, diferenciando entre erro ortográfico, erro construtivo e erros socialmente estigmatizados. A pesquisa desenvolveu-se em 3 etapas. Na primeira etapa, foi feita a análise de 28 trabalhos produzidos por 3 crianças, procedendo-se à categorização dos erros, explicando-se sua origem e observando-se seu percurso e emergência no texto da criança. A segunda etapa constituiu-se de um estudo longitudinal de 15 trabalhos, produzidos ao longo das três séries, por 1 sujeito; fez-se a análise do percurso do erro, observando sua manutenção ou eliminação ao longo do tempo. A terceira etapa consistiu em análise contrastiva de 10 textos de duas crianças participantes do Projeto e de 4 crianças não participantes, visando à comparação do tipo de texto que emergia nos dois contextos educacionais, e ainda verificar se a criatividade da criança estaria sendo tolhida pela atitude corretiva da escola. O estudo conclui que a escola bloqueia um processo criativo de criação de hipóteses, que conduziria a criança à autocorreção; o estudo longitudinal evidenciou que a criança corrige os "erros de 1ª ordem" e mantém os de "2ª e 3ª ordem "; a análise contrastiva indicou que as crianças não participantes do Projeto demonstraram menor criatividade e espontaneidade do que as crianças que participavam dele, tendo estas desenvolvido um estilo pessoal de escrever e produzido textos mais variados tematicamente e mais coesos.

Ano Publicação: 1988
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Educa√ß√£o
Tema: Educação
Natureza Do Texto:Pesquisa: Mais de uma
Referencial Te√≥rico: Psicoling√ľistica
Ideário Pedagógico: Pedagogia Progressista
Assunto:Conceituação de Língua Escrita
Referência:

COSTA, Donária Carvalho. O processo de aquisição da escrita na escola: um estudo em textos produzidos pelas crianças. Vitória: PG em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, 1988. 177p. (Dissertação de Mestrado).