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A validade da mensagem nas classes de alfabetização

O objetivo da pesquisa foi verificar as relações entre a linguagem da escola e a de alunos culturalmente diversificados, e a existência de diferenças que possam constituir obstáculo à eficácia do desempenho escolar em leitura e escrita. A pesquisa operou com os pressupostos e conceitos a respeito do processo de comunicação, da teoria do sinal lingüístico e do conhecimento já construído sobre as variáveis que interferem no desempenho do usuário do código lingüístico. A pesquisa foi realizada numa escola da zona urbana de Curitiba; foi feito o levantamento do léxico privilegiado no texto escolar, considerado este como sendo o manual de alfabetização e o discurso pedagógico oral do professor de 1ª série. O léxico identificado foi avaliado pelo critério de sua maior ou menor familiaridade para alunos de nível sócio-econômico diferente, segundo a estimativa de 20 especialistas e entrevistas com crianças pré-escolares. Concluiu-se que: a escola entende a iniciação à escrita como aquisição da mecânica associativa entre sons da língua e grafias; faltam informações suficientes sobre a competência comunicativa das crianças, sobretudo as das camadas populares.

Nome do Autor: GUIMARÃES, Maria Ignez de Oliveira
Nome do Orientador: Geraldo Mattos Gomes dos Santos
Instituição: Universidade Católica do Paraná
Estado:
Ano Publicação: 1979
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Sociolingüistica
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

GUIMARÃES, Maria Ignez de Oliveira. A validade da mensagem nas classes de alfabetização. Curitiba: PG em Letras, Universidade Católica do Paraná, 1979. 321p. (Dissertação de Mestrado).