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A ideologia das primeiras letras nos campos do Brasil; das relações entre a questão ideológica da terra e a política de alfabetização de criança camponesa.

O objetivo da pesquisa foi analisar historicamente o camponês brasileiro no período de 1964 a 1986 e o conteúdo ideológico das cartilhas de alfabetização a que estão sendo submetidos seus filhos nos últimos anos. Os instrumentos utilizados foram: relatos da imprensa, literatura científica, dados quantitativos, entrevistas e depoimentos de pessoas envolvidas na luta contra o latifúndio e de professores e técnicos envolvidos na criação das cartilhas governamentais do PRONASEC/Rural e exame do conteúdo manifesto e subjacente das cartilhas produzidas pelas universidades federais em convênio com as Secretarias de Estado da Educação e o MEC, a partir de 1980. Foram analisadas 8 cartilhas regionais de 8 estados (SE, PE, MS, MA, PI, RN, CE e PB). Conclusões: a característica marcante das cartilhas governamentais analisadas, excetuando-se apenas uma, é a negação do mundo rural, da vida e das lutas do camponês brasileiro e da própria cultura do homem do campo. Negam a criança e sua infância, sua importância sócio-econômica e sua dimensão real como pessoa humana, o significado político, formativo e crítico da alfabetização.

Nome do Autor: RODRIGUES, Marlene
Nome do Orientador: Onilza Borges Martins
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Estado:
Ano Publicação: 1986
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Sociologia
Assunto:Cartilhas
Referência:

RODRIGUES, Marlene. A ideologia das primeiras letras nos campos do Brasil; das relações entre a questão ideológica da terra e a política de alfabetização de criança camponesa. Curitiba: PG em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, 1986. 297p. (Dissertação de Mestrado).