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Magistério leigo rural do Piauí: concepções e práticas.

O estudo investiga o professor leigo das quatro primeiras séries do primeiro grau da zona rual do Estado do Piauí que se encontra excluído dos curso de habilitação para o magistério. Para isso, se realizou uma pesquisa empírica, através da adaptação do método "história-de-vida" onde o professor narrava suas experiências sociais e profissionais. A introdução de questões só se dava para retomar aspectos não abordados com clareza por ele. Daí, foram retirados e analisados fatos referentes as suas concepções e práticas dentro e fora da escola. Esta pequisa desenvolveu-se em todo Estado do Piauí através de amostragem por zona: Norte do Estado, Centro, Centro-Sul e Extremo-Sul do Estado. Além da "história-de-vida" realizaram-se observações em cinco escolas de cada zona, com o objetivo não só de cruzar informações como aprofundar o conhecimento sobre aspectos da prática pedagógica do professor leigo em sala de aula. A análise das concepçõe e práticas do professor leigo do primeiro grau rural piauiense, dentro e fora da escola, revelou a necessidade urgente de medidas amplas (sócio-econômicas e políticas) que reflitam em melhores condições de trabalho e de Vida, garantindo sua permanência no campo e medidas específicas (capacitação permanente do professor) reforçando as formas já em prática e utilizando tanto professores já habilitads das localidades, como a própria supervisão, no processo de titulação de professores leigos. Esses cursos e treinamentos devem partir da prática do professor leigo em sala de aula, visando aperfeiçoa-la e não substituí-la verticalmente. É essa prática paralela que deve ser trabalhada e aperfeiçoada pelos cursos e treinamentos destinados ao magistério leigo. No entanto, outros estudos se fazem necessários para o fornecimento de subsídio aos setores de decisão de governo que formulam as políticas educacionais em prática no Brasil, especiamente, no Nordeste.

Nome do Autor: RODRIGUES, José Ribamar Torres
Nome do Orientador: Antonio Chizzotti
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1985
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Professor leigo
Referência:

RODRIGUES, José Ribamar Torres. Magistério leigo rural do Piauí: concepções e práticas. São Paulo: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1985. 268p. (Dissertação de Mestrado).