Abec

Abec


     

Estudo comparativo de quatro modalidades de um programa de remediação verbal aplicado a crianças carentes culturais.

A pesquisa teve como objetivo investigar o efeito de um treino de fala ministrado a crianças carentes culturais, através de 4 modalidades de treino em ouvir estórias: apenas ouvir a estória lida; ouvir e repetir a estória; ouvir a estória e ver as ilustrações; ouvir a estória, ver as ilustrações e repetir a estória. Os sujeitos pesquisados foram 40 crianças de nível socioeconômico baixo que freqüentavam pela primeira vez a primeira série do primeiro grau de uma escola pública, entre 7 e 8 anos de idade, sendo 20 de cada sexo. De cada modalidade de treino participaram 10 sujeitos (5 Fem. e 5 Masc.), emparelhados por idade, nível sócio-econômico-cultural e resultados de "prontidão para leitura" (Teste Metropolitano de Prontidão). Foram realizadas 20 sessões com cada grupo,3 vezes por semana, com duração de 10 minutos por dia, sendo que em cada sessão era lido um livro diferente, tendo todos os grupos ouvido as mesmas estórias. Foram tomadas medidas de comportamento verbal antes e depois do treino. A comparação dos resultados evidenciou que os efeitos dos treinos fizeram-se sentir nos sujeitos que, inicialmente, apresentaram resultados abaixo da média do grupo nas medidas de comportamento verbal. O grupo que apresentou melhores resultados foi o que recebeu maior quantidade de estímulos visuais, auditivos e reforços. O grupo que recebeu menor estímulo manifestou perda em relação ao desempenho verbal inicial. Não se constatou diferenças entre meninos e meninas. Foram comparados os resultados dos sujeitos com as avaliações dos mesmos feitas pelas professoras e os dados apresentaram pouca correlação.

Ano Publicação: 1977
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Psicologia
Tema: Psicologia
Natureza Do Texto:Pesquisa: Estudo Comparativo
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Ideário Pedagógico: Pedadogia Tecnicista
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

FARIA, Eulália Maimôni. Estudo comparativo de quatro modalidades de um programa de remediação verbal aplicado a crianças carentes culturais. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1977. 199p. (Tese de Doutorado).