Abec

Abec


     

A didática e a prática pedagógica na escola de 1º grau.

Este estudo tem como objetivo: verificar como se estabelece a relação teoria e prática no trabalho cotidiano do professor da escola de primeiro grau; determinar os aspectos da prática pedagógica que demonstram ou não vículo com a teoria e a importância do conteúdo da didática para essa prática. para a consecução desses objetivos, forma entrevistados vinte professores que atuam, da 5ª a 8ª séries da escola de primeiro grau em Belo Horizonte, Minas Gerais. Todos os professores se graduaram em cursos de Licenciatura na década de 1970. Foi realizada a análise do discurso dos porfessores sobre sua prática pedagógica cotidiana, tendo como fundamentação teórica o conceito de práxis, a concepção do professor como elemento de práxis e a configuração do conteúdo da didática nos cursos de Formação de Professores. Os resultados demonstraram que, apesar de os professores negarem, em seu discurso, a contribuição da disciplina Didátioca para a su prática pedagógica e o relacionamento entre teoria e prática, no desenvolvimento da disciplina, ambos estão presentes no trabalho cotidiano da escola de primeiro grau. Isso evidenciou que o problema da Didática está na forma de desenvolvimento do seu conteúdo nos cursos de Formação de Professores. Como tentativa de minimizar os problemas da disciplina Didática, foram feitas sugestões sobre sua operacionalização, dentro dos princípios da práxis.

Nome do Autor: SANCEVERO,Marisilda Sacani
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SACANI, SANCEVERO,Marisilda. A didática e a prática pedagógica na escola de 1º grau.. 1984. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Minas Gerais, , 1984.