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Usos e funções da leitura e da escrita para analfabetos e recém-alfabetizados.

Aborda a alfabetização de adultos.

Esta dissertação tem como objetivo: investigar os usos e funções da leitura e da escrita, as motivações e necessidades de jovens e adultos analfabetos e recém-alfabetizados; verificar as estratégias utilizadas pelos analfabetos para suprir o seu analfabetismo, bem como aquelas incorporadas ao cotidiano dos recém-alfabetizados; identificar as imagens que os sujeitos de pesquisa têm de si mesmos. Para atingir esses objetivos, foram feitas entrevistas, através do método da história oral, com oito alunos analfabetos e recém-alfabetizados, distribuídos conforme o gênero (homens e mulheres) e a idade (mais de 40 anos e menos de 40 anos). Os fatores localidade de nascimento (rural ou interior), estado civil (casados, com filhos) e escolaridade (no máximo 1 ano de escola quando criança) foram homogeneizados. Algumas semelhanças e diferenças básicas foram observadas entre "recém-alfabetizados", entre "homens" e "mulheres", entre "mais novos" e "mais velhos". Os dados coletados permitiram comcluir que as motivações dos entrevistados estão diretamente relacionadas às demandas sociais impostas pelo mundo letrado. Eles desejam acançar a independência, pois acreditam que as habilidades de leitura e de escrita facilitam o fluxo das necessidades básicas, especificamente, aquelas ligadas à sobrevivência. 

Nome do Autor: SANTANA, Luciene
Nome do Orientador: Daniel Alvarenga
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Educação
Referência:

SANTANA, Luciene. Usos e funções da leitura e da escrita para analfabetos e recém-alfabetizados. Belo Horizonte: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 1996. 233p. (Dissertação de Mestrado).