Abec

Abec


     

Conhecendo e refazendo a prática pedagógica com professores de 1ª a 4ª série do 1º grau: uma proposta de intervenção curricular.

O trabalho tomou como núcleo a prática docente dos Porfessores que atuam nas quatro primeiras séries do 1º grau, na Escola Pública, sem isolá-los dos demais profissionais da educação e da formação recebida para, a partir deste conhecimento e através dele, iniciar um processo de intervenção no que-fazer-pedagógico. Para melhor compreender a prática docente de hoje, a formação profissional, a nível de 2º grau, foi analisada como um dos elementos explicativos desta prática. Como efeito prático-político desta formação, verificou-se: individualização do trabalho no interior da escola, assim como na estruturação sócio-educacional; (des) organização da categoria; inscrição de professores, sem que o saibam, em um processo que se antagoniza aos interesses das camadas populares, em função do encaminhamento que é dado às práticas curriculares. A efetivação do processo de conhecimento da prática docente e o início do processo de intervenção pedagógica nesta prática, como conteúdo e processo metodológico, ocorreu em duas isntâncias: Escola Públicas de 1º grau e Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP.Tanto em uma quanto em outra, a instrumentalização dos professores, como processo de reflexão-ação-reflexão da prática pedagógica, foi a razão última do estudo. na escola de 1º grau utilizou-se da DISCUSSÃO COLETIVA em forma de SEMINÁRIOS. Na UNICAP/ Departamento de Educação, foi elaborado o projeto de funcionamento do LABORATÓRIO DE CURRÍCULO que ocorreu como mecanismo de aproximação da Universidade com o ensino de 1º grau. Como contribuição deste estudo a escola de 1º grau registrou-se, fundamentalmente, as tentativas de intervenção realizadas, e o projeto de trabalho com as professoras elaborado, discutido, aceito e encaminhado ao Departament Regional de Educação - Norte e Direção da EScola-Campo da pesquisa. Na universidade, mais que um projeto elaborado para o funcionamento do Laboratório de Currículo, registou-se a sua concretização. Como resposta, foi vivenciado uma prática político-pedagógica desenvolvida através do Laboratório no trato das questões da Escola Pública - ensino das quatro primeiras séries - através dos professores primários.

Nome do Autor: SANTIAGO, Maria Eliete
Nome do Orientador: Paulo Freire
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1987
Curso: Programa de Pós-Graduação em Superv. e Currículo
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: ELIETE, SANTIAGO, Maria. Conhecendo e refazendo a prática pedagógica com professores de 1ª a 4ª série do 1º grau: uma proposta de intervenção curricular.. 1987. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, , 1987.