Abec

Abec


     

Problemas de aprendizagem na escola pública, um desafio para a psicopedagogia

O estudo teve como objetivo, analisar as concepções que os educadores da escola pública têm a respeito da questão do problema de aprendizagem: o que pode ser ou não um problema para aprender; quais meios e agentes utilizam para lidar com essa questão e quais fatores interferem nesse trabalho; propor algumas alternativas de ação a partir das contribuições da Psicopedagogia, não perdendo de vista as condições reais de existência da escola pública e atendendo alunos e educadores em suas reais necessidades. Para tal a autora realizou observações em sala de aula, elaborou um questionário e com base nas respostas que surgiram, foi montado um roteiro de entrevistas que obedeceu o encadeamento entre os assuntos permitindo um aprofundamento gradativo dos fatos; indagações relacionadas aos recursos que as professoras e coordenadoras pedagógicas utilizavam para trabalhar com os alunos portadores de problemas de aprendizagem, permitindo a investigação com mais profundidade a questão central da pesquisa, e análise dos dados. Foram sujeitos da pesquisa três professoras de 1ª série e duas coordenadoras pedagógicas, de uma escola municipal situada na região oeste de São Paulo. Observou-se na análise dos dados que existem alguns alunos, sobretudo os multirepetentes, que embora não apresentem "anormalidades" ou "lesões", incluem-se numa faixa intermediária da população de estudantes que não estão conseguindo aprender, apresentando sintomas que a escola, por si só, dificilmente poderá solucionar. Com isso, a problemática desses alunos tende a se agravar fazendo com que acabem desistindo de aprender, o que aumenta os já altos índices de fracasso escolar.

Nome do Autor: Beatriz Judith Lima Scoz
Nome do Orientador: Antonio Carlos Caruso Ronca
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SCOZ, Beatriz Judith Lima. Problemas de aprendizagem na escola pública, um desafio para a psicopedagogia. 1993. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1993.