Abec

Abec


     

A entrada para a escola: considerações sobre o reconhecimento e manejo de um período crítico

 

Procurou-se caracterizar o momento de entrada da criança para a escola como um período crítico em sua vida e analisar a posição do sistema escolar público primário da cidade do Rio de Janeiro frente ao problema.Os resultados sugerem a identificação do período crítico e de diferentes tipos de suportes necessários à evolução satisfatória deste período, enfatizando-se a importância dos recursos humanos em detrimento de outras variáveis. Nas conclusões é salientado a necessidade de favorecer uma atitude mais crítica em relação ao problema da inadaptação escolar no primeiro ano, procurando-se equilibrar melhor o papel de cada variável. 

Nome do Autor: Maria Elizabeth R. dos SANTOS
Nome do Orientador: Vera Lemgruber Garcia
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 1975
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SANTOS, Maria Elizabeth R. dos. A entrada para a escola: considerações sobre o reconhecimento e manejo de um período crítico. 1975. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1975.