Abec

Abec


     

A avaliação das redações escolares: alguns pressupostos ideológicos.

O estudo pretende abordar o fenômeno da avaliação das composições escolares procurando informações não só no âmbito da prática pedagógica, restrita apenas ao domínio escolar, mas procurando explicações mais amplas que se situam além do universo escolar. Estruturou-se então o trabalho tentando focalizar as relações do fenômeno em estudo com o sistema social. o enfoque do estudo não será em termos da análise dos vários critérios de avalização existentes com o intuito de detectar qual o melhor, nem em termos da variabilidade de notas atribuídas às redações. Para tal, procuou-se investigar, na correção de redações de alunos de segunda série do primeiro grau, os critérios implícitos de avaliação utilizados pelas professoras. pretende-se demonstrar que qualquer processo de avaliação empregado resulta de posições ideológicas dominantes.

Nome do Autor: SANTOS, Maria Ribeiro dos
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1979
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: DOS, SANTOS, Maria Ribeiro. A avaliação das redações escolares: alguns pressupostos ideológicos.. 1979. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Minas Gerais, , 1979.