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Os cursos de formação de professores a nível de 2º grau: uma avaliação da eficiência do ensino de língua portuguesa e de matemática.

O objetivo do estudo foi avaliar até que ponto os Cursos de Formação de Professores, da rede estadual de ensino, localizados no Município do Rio de Janeiro, vêm preparando pessoal capaz de assumir, de forma eficiente, a regência de turmas de 1ª à 4ª série do 1º grau, em relação às exigências do ensino dos conteúdos de Língua Portuguesa e de Matemática. O estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira, foram analisados, por meio de uma matriz, os Planos de Curso de Língua Portuguesa e de Matemática adotados nos cursos avaliados. Na segunda, foram aplicados a 172 alunos desses cursos testes com referência a critério para medida de competências em Língua Portuguesa - Redação e Lietura - e em Matemática - Sistema de Numeração Decimal, Operações no Conjunto N, Operações no Conjunto Q e Resolução de Problemas. Os resultados obtidos na análise dos Planos de Curso de Lìngua Portuguesa e de Matemática evidenciaram que o planejamento dos Cursos de Formação de Porfessores, nestas disciplinas, não atende ao primeiro objetivo desses cursos, uma vez que não visa ao preparo dos alunos para dar prosseguimento aos estudos, nem lhes possibilita o domínio dos conteúdos básicos, indispensáveis ao exercício do magistério de 1ª a 4ª série do 1º grau. O desempenho dos alunos nos testes com referência a critérios de Língua e de Matemática demonstrou que os alunos não dominam as competências medidas, ainda que envolvendo, apenas, conteúdos de 4ª série do 1º grau.

Nome do Autor: SOUZA, Elisa Augusta Rodrigues
Nome do Orientador: Lígia Gomes Elliot
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

SOUZA, Elisa Augusta Rodrigues. Os cursos de formação de professores a nível de 2º grau: uma avaliação da eficiência do ensino de língua portuguesa e de matemática. Rio de Janeiro: PG em Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1984. 121p. (Dissertação de Mestrado).