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Uma nova perspectiva para a formação de regentes do ensino primário.

o trabalho apresenta quatro capítulos e a conclusão. No primeiro capíulo faz-se um estudo retrospectivo da educação no Brasil, focando a legislação educacional no país e o ensino normal no Estado do Rio Grande do Sul. Analizam-se alguns aspectos positivos para a formação do magistério, constantes n regulamento da Escola Normal de 24 de abril de 1877. O capítulo segundo apresenta considerações sobre a sociedade brasileira e sua demanda em face da escola primária, focalizando aspectos do Brasil comtemporâneo quanto à educação e ao desenvolvimento; analizam-se também, dados gerais sobre a educação no Brasil no que se refere ao ensino primário. O capítulo terceiro apresenta aspectos gerais do ensino primário no Estado do Rio Grande do Sul, examinando-se a situação atual e focando o tipo de escola primária adequada às necessidades atuais da zona rural do Estado. O capítulo quarto apresenta sugestões para a formação de Regentes do Ensino Primário, cujo preparo seja compatível com as exigências do educando, neste capítulo propõem-se aspectos gerais de um colégio integrado ou compreensivo e nova reformulação para a estrutura e dinâmica dos estabelecimentos de ensino normal no Estado. Lembra-se que a partir de 1971, com a nova estrutura do ensino no Brasil,  Regente de Ensino Primário não terá condições para ser um professor da primeira etapa fundamental. Concluindo apresentam-se bases para um planejamento de treinamento de professores para a primeira etapa de educação fundamental.

Nome do Autor: SOUZA, Maria Carmem Rosa de
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Estado:
Ano Publicação: 1970
Curso: PG em Teoria e Prática do Currículo
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Alfabetização
Referência: DE, SOUZA, Maria Carmem Rosa. Uma nova perspectiva para a formação de regentes do ensino primário.. 1970. Selecione tipo de trabalho... (PG em Teoria e Prática do Currículo) - Universidade Federal de Santa Maria, , 1970.