Abec

Abec


     

Um estudo do processo de avalia√ß√£o adotado pelos professores da 1¬™ fase do ensino de 1¬ļ grau do Distrito Federal.

No quadro de um conceito sistêmico da avaliação, a pesquisa buscou verificar o processo de avaliação nas classes de alfabetização no ensino do Distrito Federal, investigando, numa amostra de professores alfabetizadores, a compreensão dos conceitos básicos de avaliação, as técnicas de avaliação utilizadas, os critérios de promoção utilizados de uma etapa a outra do processo de alfabetização, a sistematicidade do processo de avaliação. A pesquisa teve como instrumento um questionário, com 42 questões fechadas, respondido por 15,5% dos professores das duas etapas em que se dividia o ensino de 1ª série do DF. As informações solicitadas no questionário abrangeram os temas: o professor e a alfabetização; conhecimento da avaliação pelo professor; planejamento realizado pelo professor; prática de avaliação utilizada. Os resultados, tratados estatisticamente em termos de freqüência e percentagem, levaram a autora a concluir que: 1) os professores, teoricamente, em geral, têm uma compreensão dos conceitos básicos de avaliação; 2) as técnicas mais utilizadas pelos professores são: teste de rendimento, análise de tarefas e observação informal; 3) apesar de ter sido constatado que mais de 50% dos professores usavam os padrões silábicos como critério de promoção de uma etapa da alfabetização para outra, não se pode afirmar a existência de uma unidade de critério, porque outros critérios eram adotados com significante índice percentual; 4) embora a maior parte dos professores tenha dito que colocava em prática conceitos básicos de avaliação, a grande maioria não fazia um plano de avaliação ou apresentava seu plano superficialmente (97%), não havendo, portanto, um processo sistemático de avaliação nas classes de alfabetização. A autora faz algumas recomendações, propondo diretrizes para um processo de avaliação voltado para a aprendizagem para o domínio: relação entre avaliação e objetivos de aprendizagem; necessidade de avaliação diagnóstica; importância das funções formativa e somativa no processo de avaliação, possibilitando feedback; necessidade de um processo contínuo de recuperação como resultado do feedback.

Ano Publicação: 1977
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Educa√ß√£o
Tema: Educação
Natureza Do Texto:Pesquisa: Survey
Referencial Teórico: Pedagogia
Ideário Pedagógico: Pedadogia Tecnicista
Assunto:Avaliação
Referência:

GUIMARÃES, Dulce. Um estudo do processo de avaliação adotado pelos professores da 1ª fase do ensino de 1º grau do Distrito Federal. Rio de Janeiro: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1977. 191p. (Dissertação de Mestrado).