Abec

Abec


     

O discurso do professor alfabetizador considerado bem sucedido : uma analise de suas praticas cotidianas.

Esta pesquisa teve o objetivo de compreender como o discurso dominante constitui o discurso do professor considerado bem  sucedido, de modo a perpetuar as relações de poder, assumindo como filiação teórica a Análise do Discurso da escola francesa que, por sua vez, concebe o discurso a partir do contexto histórico social que o constitui. O objeto de análise foi constituído de três relatos sobre a prática pedagógica dos professores alfabetizadores, considerados como bem sucedidos, que atuam na rede pública de São Paulo e que se dispuseram a participar da pesquisa. Foi adotado como critério de seleção dos sujeitos que estes alfabetizassem 70% dos alunos na unidade escolar que atuam. A análise privilegiou a historicidade refletida no elemento lingüístico, entendendo que a Análise do Discurso compreende o sentido de historicidade determinado. Foram feitos quatro recortes específicos para proceder a análise: o discurso da competência, do sacerdócio, do salvador da pátria e do separatista; centrou-se, no entanto, no fato de que a competência é o discurso central do professor sujeito que se entende detentor do saber. A historicidade refletida nos elementos lingüísticos dos relatos dos professores/ sujeitos evidenciou os sentidos que favorecem o equívoco de interpretação de que a escola é o lugar da dissolução das diferenças sociais, permitindo confirmar que a escola, ao contrário do que deveria ser, é o lugar da garantia dessas diferenças. Se, por um lado, o professor alfabetizador bem sucedido estabelece quem são os eleitos, por outro, a exclusão dos demais educandos está legitimada pelo lugar da enunciação da escola, que se torna irrefutável.

Nome do Autor: Ingrid Hotte Ambrogi
Nome do Orientador: Maria Isabel Leme de Mattos
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: AMBROGI, Ingrid Hotte. O discurso do professor alfabetizador considerado bem sucedido : uma analise de suas praticas cotidianas. 1998. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.