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Aprender com prazer ou com sofrer? um estudo de como a escola potencializa ou interdita o desejo de aprender

O objetivo deste trabalho é analisar os momentos de prazer e desprazer que potencializam o desejo de aprender na escola, além de apontar alguns caminhos para a construção de uma escola de qualidade necessária à consolidação de uma sociedade mais humana, fraterna e justa. Esta pesquisa está norteada, predominantemente, pelas teorias de Piaget e Freud. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com um grupo de crianças da 1ª série do ensino fundamental no Colégio de Aplicação da UNESC, de Criciúma-SC. Os métodos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa foram as observações em sala de aula, entrevistas com a professora, crianças e coordenação pedagógica da escola, além da elaboração de registros. Na intenção de pesquisar sobre os momentos de prazer e desprazer que potencializariam ou interditariam o desejo de aprender, o autor elegeu os princípios do método clínico piagetiano como forma de coletar e interpretar os dados. As categorias de análise foram sendo construídas no decorrer do processo. A partir de alguns questionamentos, foi-se levantando e analisando a postura do professor, a teoria que sustenta o seu fazer pedagógico, as atividades que desenvolve com os alunos dentro e fora da sala de aula, os momentos de prazer e desprazer e o que as crianças pensam sobre a escola. Potencializar o desejo de aprender passa pela contribuição do professor em propor atividades que permitam aos seus alunos lerem criticamente a realidade com vistas a sua transformação. Contudo, não basta se preocupar apenas com a forma e os instrumentos utilizados para ensinar, mas também com a teoria que fundamenta esta prática pedagógica. Nesse sentido, o conceito de avaliação também deve ser repensado. Esta prática não deve ser, portanto, espontaneísta,na qual o professor se desobriga de estabelecer as interações necessárias ao processo de construção do conhecimento. Pelo contrário,o professor deve ter a intenção de contribuir para a construção do conhecimento de forma a alimentar o desejo de aprender. O autor conclui, afirmando que alimentar o desejo de aprender dos alunos implica necessariamente a potencialização do desejo de ensinar e aprender de professores, pais e todos os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem realizado na escola. Alimentar o desejo é condição primordial para re-significar a escola que temos.

Nome do Autor: Ricardo Luiz de Bittencourt
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BITTENCOURT, Ricardo Luiz de. Aprender com prazer ou com sofrer? um estudo de como a escola potencializa ou interdita o desejo de aprender. 1998. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1998.