Abec

Abec


     

Análise dos cursos de formação de professores de 1ª a 4º séries na parte de fundamentação geral e específica para o desempenho de tarefas relacionadas à alfabetização.

O estudo teve como objetivo analisar, nos currículos dos cursos de formação de professores de 1ª a 4ª série, das sete escolas da rede oficial do município do Rio de Janeiro que ofereciam esses cursos, as disciplinas que poderiam oferecer fundamentação geral (Fundamentos da Educação e Língua Portuguesa) ou fundamentação específica (Didática e Método e Técnicas de Alfabetização) para a alfabetização. A autora analisa: a presença dessas disciplinas nos currículos das escola, seus conteúdos e a relação deles com a alfabetização; a opinião de professores dessas disciplinas sobre as habilidades básicas para alfabetizar e sobre a importância da disciplina que lecionavam na preparação para alfabetizar; a integração entre as disciplinas; a coerência e unidade entre as propostas curriculares e o desenvolvimento das disciplinas nas diferentes escolas. Foi aplicado um questionário aos 113 professores das disciplinas nas sete escolas, foram entrevistados os 7 supervisores das escolas e 16 professores que coordenavam as disciplinas, e foram analisados os planos de curso das disciplinas. A autora conclui que as escolas não preparam suficientemente para a alfabetização, não há integração entre as disciplinas, há coerência e unidade em Língua Portuguesa e Didática nas diferentes escolas, não há em Fundamentos da Educação e Métodos e Técnicas de Alfabetização.

Nome do Autor: OLIVEIRA, Berenice Picanço de
Nome do Orientador: Riva Roitman
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Formação do Alfabetizador
Referência:

OLIVEIRA, Berenice Picanço de. Análise dos curículos doscursos de formação de professores de 1ª a 4º séries na parte de fundamentação geral e específica para o desempenho de tarefas relacionadas à alfabetização. Rio de Janeiro: PG em Educação, Faculade de Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1983. 131p. (Dissertação de Mestrado).