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Distúrbios e dificuldades de aprendizagem em criancas : analise do diagnóstico interdisciplinar .

A pesquisa teve por objetivo o diagnóstico e a análise de dados relativos a avaliação psicológica, neuropsicológica, neurológica e exames complementares em três grupos de crianças: normais, com dificuldade escolar e com distúrbios da aprendizagem. Houve a intenção de mostrar quais instrumentos utilizados nas diversas avaliações discriminam ou não os três grupos pesquisados e como se  comportam esses grupos quando comparados um a um. Para isso, foram estudados como: Grupo 1 - 11 crianças de ambos os sexos, com idade média de nove anos e seis meses, com bom aproveitamento acadêmico, sem outro tipo de queixa física e/ou comportamental, selecionadas pela professora de uma escola pública da Região de Campinas; Grupo 2 - 12 crianças de ambos os sexos, com idade média de nove anos e seis meses, com queixa de dificuldade escolar, porém sem queixas de ordem física ou comportamental. Grupo 3 - 11 crianças,com idade média de nove anos e seis meses, com queixa de dificuldade escolar associada a uma afecção neurológica não-incapacitante. Todas as crianças do Grupo 2 e 3 frequentavam escolas públicas e foram encainhadas ao Ambulatório de Distúrbios de Aprendizagem no Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, por seus professores, por causa de dificuldades específicas em leitura, escrita e raciocínio matemático, ou dificuldades acadêmicas generalizadas; as crianças dos três grupos pertencem ao nível sócio-econômico baixo. Os procedimentos avaliativos utilizados mostraram-se inadequados e com desvio da função avaliativa, por não distinguirem os grupos propostos, onde notam-se alguns fatores significativos como: conseguiu-se observar a normalidade de forma global; diferenças pequenas ou tênues entre os grupos, não foram categorizadas; a conjugação de causas levou o Grupo 2 a portar-se como o Grupo 3; em algumas provas e exames, existiu uma pequena preponderância de um sobre o outro, mas os resultados, tanto psicológicos, como neurológicos, se equivaleram em ambos, por alguns fatores como: lateralidade, percepção visuoespacial e maturidade, outros dados obtidos, foram analisados estatisticamente e comparados à luz da literatura, considerando-se suas implicaçõs no conceito, classificação e diagnóstico dos distúbios e dificuldades da aprendizagem.

Nome do Autor: CIASCA, Sylvia Maria
Nome do Orientador: Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:
Ano Publicação: 1994
Curso:
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

CIASCA, Sylvia Maria. Disturbios e dificuldades de aprendizagem em criancas: analise do diagnostico interdisciplinar . Campinas:Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, 1994. 207p. (Tese de Doutorado).