Abec

Abec


     

Leitura na alfabetização uma proposta alternativa de trabalho pedagogico

Um dos grandes problemas encontrados no processo da alfabetização, é o alto índice de repetência entre os alunos com dificuldades de aprendizagem e sua consequente marginalização. A pesquisa objetiva demonstrar que, através da leitura, vista a partir do significado e de uma percepção crítica da realidade, há a chance de se resgatar tais educandos em termos de aprendizagem e, assim, integra-los ao grupo a que pertencem. Isso se faz necessário, pois a não aprendizagem e a marginalização não se restringem à escola. As proporções do problema são bem mais amplas; as dimensões referidas estendem-se também à sociedade e o pior; alunos defasados no processo ensino-aprendizagem, acabam por marginalizarem-se a si próprios. Para a consecução do objetivo deste estudo, procurou-se trabalhar com atividades de leitura que levassem os alunos que já possuíam experiência escolar e que acumulavam repetidos insucessos, à alfabetização funcional. O trabalho alternativo desenvolvido com a leitura representou ao final da pesquisa, um fator de integração, de participação e de progresso dos alunos frente à realidade escolar e à sua própria vida.

Nome do Autor: Sônia Maria Alvarez
Nome do Orientador: Maria José Rodrigues Faria Coracini
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ALVAREZ, Sônia Maria. Leitura na alfabetização uma proposta alternativa de trabalho pedagogico. 1993. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1993.