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Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações.

 O presente trabalho objetivou mostrar as representações e apropriações do construtivismo pedagógico pelos professores alfabetizadores de escolas públicas estaduais e situá-las no quadro mais geral da educação pública no Estado de São Paulo. Realizou-se então um estudo psico-sociológico de alguns fatores objetivos e subjetivos que interferem na opção, ou não, do Construtivismo pelo professor, levantando a proximidade ou distanciamento do referencial teórico de Piaget, Vygotsky, Ferreiro e Teberosky. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com professores alfabetizadores de CB1 de 07 escolas diferentes e através de observação da prática de professoras alfabetizadoras de 03 escolas, sendo uma das professoras atuante dentro do paradigima tradicional, outra adepta do construtivismo e duas outras que dizem fazer uma mescla das duas propostas de alfabetização. Fundamentada em Bourdieu, Chartier e Perrenoud para a análise de representações e apropriações diferenciadas e antagônicas, a autora concluiu que a complexidade da realidade educacional é incompatível com qualquer reducionismo teórico e que intervenções de várias ordens são necessárias para que a teoria se submeta à prática surguindo daí possibilidades reais a partir da vivência.

Nome do Autor: Dirce Maria Falcone Garcia
Nome do Orientador: Zélia de Brito Fabri Demartini
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1997
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GARCIA, Dirce Maria Falcone. Professores alfabetizadores da escola publica e o construtivismo : representações e apropriações. 1997. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1997.