Abec

Abec


     

Uma avaliação da escola normal: as disciplinas denominadas teóricas versus a prática do magistério.

O estudo analisa o Curso Normal e mais especificamente o seu currículo. As informações foram colhidas a partir de entrevistas com professores formados por este curso, com duração de três anos, e que estavam atuando em escolas de 1ª à 4ª série do 1º grau, de Nova Friburgo, no ano de 1980. Importou nesta pesquisa verificar a adequação do ensino das Disciplinas de Fundamentação do Curso Normal - Psicologia, Filosofia, Sociologia e História da Educação - para a prática do magistério. Trata-se de um estudo exploratório, onde se procurou manter o caráter unitário do grupo pesquisado. na amostra selecionada estão representados professores das três redes de ensino, Particular, Municipal e Estadual, num total de cento e quatro sujeitos. Para a obtenção das informações foram utilizados um guia de entrevista para professores e um questionário para supervisores onde se procurou traçar um perfil da formação dos professores e sua posição diante desta formação. O estudo se inicia com um hitórico do Escola Normal no Brasil e a seguir procura reunir o pensamento de diversos autores e pesquisas acerca dos problemas relativos à preparação dos professores para o exercício da profissão. A análise dos resultados obtidos a partir das entrevistas e dos questionários demonstrou que as disciplinas de fundamentação pouco contribvuem para a preparação do magistério dada a sua desvinculação com a prática pedagógica e com a realidade Educacional Brasileira. Deste modo o ensino no Curso Normal se mostra altamente deficitário para atender às necessidades do 1º grau. conclui a pesquisa pela urgente reformulação do currículo nas EScolas Normais de modo a se tentar obter um melhor desempenho profissional dos Educadores.

Nome do Autor: YUNES, Lúcia Maria Madureira
Nome do Orientador: Marli Eliza Dalmazo Afonso de Andre
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1981
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: MADUREIRA, YUNES, Lúcia Maria. Uma avaliação da escola normal: as disciplinas denominadas teóricas versus a prática do magistério.. 1981. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, , 1981.