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Municipalização de cartilha - uma reconstrução de experiência.

O objetivo do autor foi analisar, à luz das teorias de Jean Piaget, de Emília Ferreiro e de Vygotsky, Luria e Leontiev, o processo de construção de uma cartilha elaborada para utilização em município rural do Rio Grande do Sul, no quadro do processo de municipalização do ensino. Buscou-se verificar a concepção que a equipe que elaborara a cartilha possuía da relação educação - sociedade e da relação aprendizagem - desenvolvimento; buscou-se ainda verificar se a equipe tinha uma teoria da aprendizagem que fundamentasse o processo de aquisição da língua escrita; finalmente, buscou-se verificar a importância ou não da municipalização da cartilha. Foram entrevistados dois dos três técnicos da SEE responsáveis pela construção da cartilha, uma professora que havia utilizado a cartilha, e, a respeito da municipalização do ensino, o dirigente de uma entidade de classe dos professores. O autor constatou não ser claro o entendimento, por parte dos elaboradores da cartilha, da relação educação - sociedade; detectou a inexistência de uma teoria que explicasse o processo de construção da língua escrita e que fundamentasse a construção da cartilha; verificou que a municipalização da cartilha foi positiva, mas que o processo de municipalização do ensino sofria restrições e era considerado perigoso.

Nome do Autor: HERTER, Marcos Lourenço
Nome do Orientador: Balduino Antonio Andreola
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1988
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Assunto:Cartilhas
Referência:

HERTER, Marcos Lourenço. Municipalização de cartilha - uma reconstrução de experiência. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1988. 82p. (Dissertação de Mestrado).