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Análise de práticas pedagógicas na 1ª série de 1º grau de uma escola pública

O estudo teve como objetivo principal avaliar práticas pedagógicas na 1ª série do 1º grau em uma escola pública estadual. Os sujeitos da pesquisa foram a professora da classe e seus 25 alunos, cuja faixa etária variava entre 8-13 anos e pertenciam a camadas sócio-econômicas desfavorecidas. Os procedimentos utilizados para coleta de informação foram: observações das formas de interação professora-alunos na sala de aula; identificação de feedbacks escritos apresentados pela professora para atividades feitas pelos alunos em seus cadernos e entrevista com a professora sobre sua prática docente. Os resultados obtidos indicaram 5 tipos de problemas relacionados às práticas pedagógicas, apresentados em seguida. 1) Considerando a natureza dos objetos de conhecimento apresentados nas aulas (por exemplo, a língua escrita), pode-se afirmar que foram veiculados de forma inadequada pela porfessora. 2) A professora não utilizaou, de forma sistemática, do repertório dos alunos como parte dos procedimentos relacionados ao desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. 3) A professora procedeu de forma a instalar desempenhos adequados através de avaliações sistemáticas dos inadequados. No entanto, poucas vezes verificou, de forma clara, a aquisição, pelos alunos, das respostas corretas nem investigou as causas das incorretas. 4) A delimitação da ordem social na sla de aula era feita pela professora cabendo aos alunos obedecer-lhe. Procedimentos compatíveis com a instalação e manutanção de desempenhos dos alunos relacionados à autonomia e à responsabilidade não foram empregados pela professora. 5) O relato verbal da professora indicou que pensava a Educação como uma questão principalmente moral, dando menos ênfase ao pedagógico. Ela não questionou os procedimentos e materiais de ensino que utilizava, atribuindo aos alunos as causas de seus próprios problemas. Os dados obtidos também possibilitaram a discussão dos seguintes tópicos: 1) as práticas pedagógicas como um problema técnico-político, em função de a incompetência técnica poder excluir da escola os alunos das camadas populares e 2) a Análise Experimental do Comportamento como quadro conceitual e metodológico pertinente para a avaliação de questões Educacionais, enfatizando nesta discussão o papel do valor na teoria Comportamental.

Nome do Autor: Alex Moreira Carvalho
Nome do Orientador: Sergio Vasconcelos de Lima
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1990
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CARVALHO, Alex Moreira. Análise de práticas pedagógicas na 1ª série de 1º grau de uma escola pública. 1990. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1990.