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A avaliação na classe de alfabetização

É objetivo deste estudo caracterizar a professora alfabetizadora enquanto avaliadora, pelo levantamento e análise dos enunciados do seu discurso, detectando e analisando os pressupostos e os esteriótipos presentes no mesmo e que impliquem atribuição de valor ao desempenho do aluno. Foram sujeitos desta pesquisa 4 professoras alfabetizadoras de escolas da periferia urbana de Vitória/ES. Na metodologia, de caráter etnográfico, utilizou-se de questionário para levantamento de dados pessoais dos sujeitos, empregou-se o recurso da observação diária, em sala de aula, durante um semestre e realizou-se entrevistas semi-estruturadas visando facilitar a expressão e espontaneidade das professoras. Foi detectado que os sujeitos analisados apesar de possuírem diferentes estilos agiam de forma comum no não uso de cartilhas, na adoção da silabação, no compartilhar de concepções teóricas semelhantes sobre o processo de ensino e no desconhecimento do princípio sócio-psico-linguístico de alfabetização. Os dados foram analisados pelo sistema elaborado por Sinclair e Couthard, levando-se em consideração o contexto, os pressupostos e as intenções no momento do discurso. A autora concluiu que o ensino na classe de alfabetização é conduzido por um processo de avaliação autoritária, o que caracteriza o ensino como transmissão dos valores socialmente aceitos.

Nome do Autor: SILVA, Wanir de Almeida Horácio
Nome do Orientador: Euzi Rodrigues Moraes
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
Estado:
Ano Publicação: 1987
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Lingüistica
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

SILVA, Wanir de Almeida Horácio. A avaliação na classe de alfabetização. Vitória: PG em Educação, Centro Pedagógico, Universidade Federal do Espírito Santo, 1987. 370p. (Dissertação de Mestrado).