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O processo de alfabetização: aspectos evolutivos e estacionários.

Este estudo analisa a interferência da afetividade no processo cognitivo, relacionada aos aspectos ambientais-família e escola, através da investigação do processo de aquisição da escrita. Foram investigados 23 alunos (10 novos e 13 repetentes) da 1ª série do 1º grau de uma escola da rede estadual da periferia de Porto Alegre. A metodologia empregada, baseada no método clínico, utilizou os seguintes instrumentos: ficha informativa com dados dos sujeitos e suas famílias; 2 provas (elaboradas por Emília Ferreiro) - uma de sinais gráficos, aplicada no início do ano, - outra de produção de escrita, aplicada a cada dois meses e meio, visando acompanhar a evolução da aquisição da escrita. Empregou-se também o desenho - livre/da figura humana/da família - no 1º semestre e no final do 2º semestre, e ainda o teste Bender-Santucci, segundo instruções de Zazzo (1986). Os dados foram analisados segundo conceitos piagetianos de aprendizagem. No fim do ano, encontraram-se 4 grupos: 4 alunos novos aprovados, 4 alunos novos reprovados, 6 repetentes aprovados e 9 repetentes reprovados. Quanto a escrita: 15 alunos evoluíram e 8 permaneceram estacionados. Quanto à área psicológica, 4 evoluíram com pouca ajuda, 11 necessitaram de estímulos e 8 estacionaram necessitando de tratamento psico-pedagógico. A autora detectou nas crianças a existência de capacidade intelectual, mas também constatou que aspectos emocionais combinados a fatores escolares e sócio-econômicos podem interferir no desenvolvimento cognitivo.

Nome do Autor: BOHRER, Maria Eleonora
Nome do Orientador: Vânia Maria Moreira Rasche
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1987
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

BOHRER, Maria Eleonora. O processo de alfabetização: aspectos evolutivos e estacionários. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1987. 441p. (Dissertação de Mestrado).