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Lateralidade, maturidade para leitura e escrita e rendimento escolar para canhotos e destros.

O objetivo desta pesquisa foi verificar se alguma diferença de realização nas áreas maturidade para leitura e escrita e rendimento escolar apresenta-se associada a grupos de preferência manual (canhotos e destros) e, em cada um desses grupos, aos subgrupos de sexo e de padrão de lateralidade. Foram testadas 162 crianças, 81 canhotas e 81 destras, não repetentes, matriculadas na 1ª série de escolas públicas de São Paulo (amostra estratificada), equivalentes quanto às variáveis: sexo, idade e grau de dominância lateral. Os grupos foram formados com base nos resultados dos testes de lateralidade ( Iowa e Harris). Para avaliar a prontidão, foi aplicado o teste ABC, e o rendimento escolar foi avaliado pelas notas alcançadas ao final do ano. Os resultados mostraram que os sujeitos destros obtiveram melhores resultados no teste ABC que os sujeitos canhotos. Quanto à taxa de aprovação, não houve diferenças estatisticamente significantes entre canhotos e destros. Deste estudo conclui-se que o rendimento escolar final não foi significantemente afetado pelas diferenças de maturidade para leitura e escrita.

Nome do Autor: ALMEIDA, Romeu de Moraes
Nome do Orientador: Arrigo Leonardo Angelini
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1965
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

ALMEIDA, Romeu de Moraes. Lateralidade, maturidade para leitura e escrita e rendimento escolar para canhotos e destros. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1965. 340p. (Tese de Doutorado).