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Significados de alguns fatores psicológicos no rendimento em leitura

Partindo-se do pressuposto de que algumas crianças apresentam dificuldades específicas em leitura, a autora realizou dois estudos sobre o problema do rendimento em leitura. O primeiro estudo teve por objetivo investigar alguns aspectos psicológicos das dificuldades em leitura. Foram aplicados em 623 alunos de 1ª série, no início do ano, três testes: o primeiro de predição de dificuldade ou facilidade para aprendizagem da leitura (TFI); o segundo, de organização especial (Bender); e o terceiro, mental (Goodnough). Os escores obtidos foram comparados às notas em uma prova de leitura, ao final do ano. A comparação entre os escores das provas quer avaliaram a organização perceptivo-espacial e o rendimento na prova de leitura revelou relação significante. O segundo estudo investigou 8 casos de deficiência em leitura em relação a um grupo de controle, através de provas de organização espacial, de lateralidade, de traçado de figura ao espelho e de personalidade. Foram, também, entrevistadas as mães das crianças. Ao final da pesquisa, revelaram-se resultados inferiores no grupo experimental em relação ao conhecimento de direita-esquerda e à dominância lateral.

Nome do Autor: AGUIRRE, Maria José de Barros Fornari de
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1965
Curso: Livre-Docência em Psicologia Educacional
Grau do Trabalho: Tese de Livre Docência
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Dificuldades de Aprendizagem
Referência: AGUIRRE, Maria José de Barros Fornari de. Significados de alguns fatores psicológicos no rendimento em leitura. São Paulo: Livre Docência em Psicologia Educacional, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, 1965. (Tese de Livre Docência).