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O espaço da cartilha na sala de aula.

O objetivo principal é discutir e refletir sobre o espaço ocupado pela cartilha nas salas de aula de primeira série, em Rondonópolis, região sul de Mato Grosso. Através de pesquisa de caráter etnográfico que abrangeu entrevista com professores e observações em salas de aula, procurou-se investigar, no cotidiano da escola pública, a importância atribuída à cartilha pelo professor alfabetizador e o uso que se faz desse material em sala de aula. A análise dos dados indicou que esse recurso didático tende a absorver e monopolizar o trabalho de alfabetização, na medida em que esse trabalho se encontra pautado e direcionado pela cartilha perpetuando uma concepção de ensino de língua escrtia que critaliza/neutraliza a linguagem e deslocando sua dimensão interativa, instauradora e constituidora do conhecimento. Espera-se que os resultados deste estudo possam somar-se a outros na área da alfabetização e venham a contribuir para uma reflexão dos professores alfabetizadores, sobre a necessidade de um redimensionamento da prática docente de língua materna.

Nome do Autor: Lázara Nanci de Barros Amâncio
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Estado:Goiás
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: AMÂNCIO, Lázara Nanci de Barros. O espaço da cartilha na sala de aula. 1994. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiás, 1994.