Abec

Abec


     

O processo de aquisição da linguagem escrita em uma criança de tenra idade.

Este trabalho é um estudo longitudinal no qual investiga-se o processo de aprendizagem da linguagem escrita em uma criança de tenra idade, dentro de um contexto informal e lúdico. Para tanto, adota-se a perspectiva sócio-interacionista, destacando o caráter simbólico e as funções sociais da escrita como atributos essenciais para o processo. partindo-se da perspectiva de um ensino desenvolvente, averigua-se o papel da mediação do usuário informante no processo de transformação das zonas de desenvolvimento potencial em desenvolvimento real, bem como a contribuição das atividades lúdicas para esta processo. Desse modo, acompanhou-se durante dois anos e três meses o desenvolvimento da escrita na referida criança; adotando-se como procedimento metodológico o enfoque qualitativo, tendo como parâmetro norteador o método genético-experimental. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de um redimencionamento do papel da pré-escola, no sentido de resgatar sua função pedagógica. É preciso que haja uma preocupação com o desenvolvimento cognitivo da criança durante os anos pré-escolares. É preciso criar situações deensino que induzam a criança ao domínio da linguagem escrita, através de um enfoque que privilegie a qualidade abstrata e as funções sociais da língua escrita como requisitos primordiais e mais importantes que sua mecânica. Além de procurar despertar na criança o prazer que a descoberta e a aprendizagem podem proporcionar. 

Nome do Autor: BATTISTEL, Amara Lúcia Holanda Tavares
Nome do Orientador: Maria Alzira Coelho da Costa Nobre
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Estado:
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Alfabetização
Referência: TAVARES, BATTISTEL, Amara Lúcia Holanda. O processo de aquisição da linguagem escrita em uma criança de tenra idade.. 1994. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Santa Maria, , 1994.