Abec

Abec


     

A construção da escrita pela criança

O presente trabalho traz um levantamento dos estudos que contribuíram para o entendimento de problemas relacionados ao processo de alfabetização, estudos estes que a autora enquadrou cronologicamente no âmbito internacional, nacional e paraense. Objetivando, ainda, investigar qual o saber específico indispensável ao professor-alfabetizador para orientar de forma séria e competente o processo da alfabetização infantil, a autora desenvolveu uma pesquisa, ao longo de 4 anos, que, dentro do binômio integrado da teoria x prática, teve vários momentos. Inicialmente foi empregado o método de exploração clínica piagetiano, com entrevistas individuais ou em grupo, junto a 30 crianças na faixa etária de 4 a 6 anos, pertencentes às classes baixa e média, freqüentadoras ou não de pré-escola. Num segundo momento, foi empregada a testagem clínica segundo Ferreiro (1984, 85, 86) a 25 crianças que se enquadravam no mesmo molde das anteriores e ainda a um menino de 13 anos, que já havia cursado irregularmente a 1ª série por 4 anos em diversas escolas públicas de Curitiba. A testagem constituía-se de uma sessão de aproximadamente 40 minutos para verificação da capacidade de representação e da escrita espontânea, reconhecimento da quantidade e variedade de caracteres, reconhecimento de numerais e letras e realização de leitura com imagens. Para interpretação dos dados coletados, a autora buscou fundamentação teórica para um reforço dos conhecimentos psicogenéticos dos processos de leitura e escrita, retornando a campo, logo após, para construir e testar alguns materiais de aprendizagem. Ao concluir a pesquisa, a autora afirmou que o professor alfabetizador deve ter conhecimento do %u201Cobjeto escrita%u201D e da linguagem, e conhecer as fases e hipóteses da construção da escrita pela criança.

Nome do Autor: Verônica Branco
Nome do Orientador: Rejane de Medeiros Cervi
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 1991
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BRANCO, Verônica. A construção da escrita pela criança. 1991. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 1991.