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O ensino da leitura e da escrita na fase inicial da escolarização de acordo com

O objetivo desta pesquisa foi identificar a prática pedagógica de professores considerados eficientes, na opinião de seus pares, na tarefa de alfabetização, com vistas à descoberta dos fundamentos em que se apóia essa prática e à busca da possível coerência entre as convicções dos professores e o trabalho por eles desenvolvido. Foram entrevistadas dez professoras do interior de São Paulo que atuavam em escolas públicas da rede estadual, freqüentadas por alunos de baixo nível sócio-econômico. Entre as principais razões que justificam ou explicam o sucesso das professoras, identificou-se: a experiência dessas profissionais como alfabetizadoras, a expectativa positiva que tinham em relação ao rendimento dos alunos, a relação professor-aluno vista com total interação; a estimulação para que os alunos revelassem o conhecimento que já possuíam e a valorização da experiência dos alunos.

Nome do Autor: ABUD, Maria José Milharezi
Nome do Orientador: Mirtes Alonso
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1986
Curso: Programa de Pós-Graduação em Superv. e Currículo
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

ABUD, Maria José Milharezi. O ensino da leitura e da escrita na fase inicial da escolarização de acordo com os alfabetizadores considerados eficientes. São Paulo: PG em Supervisão e Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1986. 152p. (Dissertação de Mestrado).