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A consciência da palavra e a segmentação da oração em unidades léxicas

Os objetivos da pesquisa foram: descrever as estratégias utilizadas pela criança na distribuição de espaços ao produzir frases escritas; verificar se existe relação entre o nível de consciência da palavra e a capacidade de delimitá-la de acordo com o critério gramatical. Foram testados 60 sujeitos, entre 6 e 7 anos, de turmas de alfabetização de 2 escolas particulares (clientela de camadas média e média alta); uma das escolas utilizava técnica de silabação, a outra, técnica de palavração. O teste consistiu de 5 tarefas, uma de consciência da palavra, duas de segmentação de orações em língua oral e duas de segmentação de orações em língua escrita. Os resultados levaram à conclusão de que os sujeitos tentam generalizar, para a escrita, as estratégias da língua oral; progressivamente, constroem estratégias segundo o critério formal gramatical; isso ocorre como conseqüência da exposição à língua escrita. Os sujeitos que recorrem ao critério semântico para definir palavra já atingiram um nível de reflexão que lhes permite tomar consciência dessas unidades e reconhecer-lhes os limites.

Nome do Autor: CASTRO, Zélia de Morais Guerra
Nome do Orientador: Terezinha Nunes Carraher
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicolingüistica
Assunto:Sist. Fonológico / Sist. Ortográfico
Referência:

CASTRO, Zélia de Morais Guerra. A consciência da palavra e a segmentação da oração em unidades léxicas. Recife: PG em Psicologia, Departamento de Psicologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, 1983. 103p. (Dissertação de Mestrado).