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O problema dos repetentes da 1ª série primária nos grupos escolares de São Paulo

O objetivo da dissertação é caracterizar o aluno com mau aproveitamento escolar. A base do trabalho é o material utilizado por uma equipe de psicólogos junto a 47 Grupos Escolares. Esta equipe de psicólogos visava à caracterização dos alunos de 1ª série primária indicados como prováveis repetentes, e que deveriam constituir classes de recuperação formadas por alunos que não teriam possibilidade de dominar as técnicas de leitura e escrita no prazo de um ano. Os resultados dos testes aplicados a uma amostra, caracterizaram o aluno repetente de 1ª série como sendo uma criança de nível mental abaixo da média, que apresenta capacidade de organização perceptivo-motora deficiente para a aprendizagem da leitura e da escrita, e apontam uma diferença entre os índices de deficiência mental nos Grupos Escolares de bairro e de periferia. A autora a partir destes dados faz considerações sobre a necessidade de providências a serem tomadas no plano escolar e no plano profilático.

Nome do Autor: CARMO, Helena Moreira e Silva
Nome do Orientador: Odette Lourenção Van Kolck
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1970
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

CARMO, Helena Moreira e Silva. O problema dos repetentes da 1ª série primária nos grupos escolares de São Paulo. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1970. 26p. (Dissertação de Mestrado).