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Condições de vida e rendimento escolar dos alunos da 1ª série nas escolas de periferia em Natal - RÑ.

O objetivo deste estudo foi verificar a influência das condições de vida no rendimento escolar. A amostra foi constituída de 307 alunos matriculados na 1ª série do 1º grau, nas escolas da rede municipal de Natal. Utilizou-se como instrumento um roteiro de entrevistas, focalizando as variáveis relativas às condições de vida (moradia, saneamento básico, consumo de alimentos e renda familiar mensal) e rendimento escolar. Os resultados mostraram que: são precárias as condições de vida dos alunos estudados, relativas sobretudo ao saneamento básico, ao consumo de alimentos e à renda mensal; existe associação entre condições de vida e rendimento escolar; as variáveis freqüência à pré-escola e freqüência às aulas parecem não ser determinantes para o sucesso do aluno. A autora sugere que estudos sobre repetência associada às condições de vida sejam intensificados.

Nome do Autor: BORGES, Hélia Vieira Freire
Nome do Orientador: Antônio Pinheiro de Araújo
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

BORGES, Hélia Vieira Freire. Condições de vida e rendimento escolar dos alunos da 1ª série nas escolas de periferia em Natal - RÑ. Natal: PG em Educação, Departamento de Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1989. 150p. (Dissertação de Mestrado).