Abec

Abec


     

Reflexão metalingüística e aquisição de leitura em crianças de baixa renda.

O objetivo desta pesquisa foi estudar a relação entre "aquisição de leitura" e "reflexão metalingüística". Foram testadas 90 crianças de 4 a 11 anos de uma escola (clientela de baixa renda), divididas em 3 grupos: crianças que não recebiam instrução em leitura, crianças em fase de alfabetização e crianças já alfabetizadas. O teste consistiu de tarefas de reflexão metalingüística e avaliação da habilidade de leitura, esta última apenas para os 2 últimos grupos. Os resultados evidenciaram que o sucesso em tarefas de reflexão metalingüística correlacionou-se significativamente com o progresso em leitura na 1ª série. Crianças sem instrução em leitura apresentaram dificuldades em todas as tarefas de reflexão metalingüística; crianças que dominavam a leitura apresentaram êxito nessas tarefas.

Nome do Autor: BEZERRA, Vilma Maria de Lima
Nome do Orientador: Terezinha Nunes Carraher
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:
Ano Publicação: 1981
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicolingüistica
Assunto:Língua Oral / Língua Escrita
Referência:

BEZERRA, Vilma Maria de Lima. Reflexão metalingüística e aquisição de leitura em crianças de classe de baixa renda. Recife: PG em Psicologia, Departamento de Psicologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, 1981. 98p. (Dissertação de Mestrado).