Abec

Abec


     

Fatores que interferem na eficiência da alfabetização na escola de 1º grau.

Os objetivos deste trabalho foram: rever uma teoria de desenvolvimento intelectual, constatar as reais dificuldades da alfabetização e realizar a alfabetização à luz de uma teoria do desenvolvimento intelectual, a fim de verificar a hipótese de que a explicitação correta dos objetivos da alfabetização e a caracterização do desenvolvimento intelectual médio da classe garantiriam a eficiência do processo ensino-aprendizagem inicial da leitura e da escrita. Foi aplicado um questionário a 56 técnicos do sistema público de ensino de São Paulo, a fim de identificar as dificuldades de alfabetização; foi realizado um experimento, em que 2 grupos - experimental e controle - foram alfabetizados pela mesma cartilha, no grupo experimental, as atividades de classificação e relação foram intensificadas. No final do ano, o grupo experimental revelou superioridade em quase todas as provas. Os resultados confirmaram a hipótese inicial.

Nome do Autor: BARROS, Helena Faria de
Nome do Orientador: Maria Helena Silva de Oliveira
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Estado:
Ano Publicação: 1974
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Livre Docência
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Ecletismo
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

BARROS, Helena Faria de. Fatores que interferem na eficiência da alfabetização na escola de 1º grau. Santa Maria: PG em Psicologia, Universidade Federal de Santa Maria, 1974. 170p. (Tese de Livre Docência).