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A influência do nível sócio-econômico no desenvolvimento mental e sua relação co

O objetivo da pesquisa foi contribuir para o esclarecimento das causas que determinam o insucesso escolar, principalmente entre os alunos de nível sócio-econômico baixo, das séries iniciais. Destacou-se, nesse estudo, a influência do nível sócio-econômico no desenvolvimento mental dos alunos e sua relação com a prontidão para a alfabetização, e a atitude da escola diante destas influências. Constituíram-se sujeitos da pesquisa 54 alunos, 32 de nível sócio-econômico baixo e 32 de nível sócio-econômico alto, controlando-se a idade, sexo e não repetência. Os instrumentos utilizados foram: diagnóstico de habilidades do pré-escolar para medida da prontidão e provas de diagnóstico do período operacional concreto, elaboradas por Piaget, para a medida do nível de desenvolvimento mental. Os resultados mostraram que os alunos de nível sócio-econômico baixo apresentaram um atraso cronológico no desenvolvimento mental, não apresentando níveis adequados de prontidão para alfabetização e conclui que a escola não considera as implicações destas influências e exige um desempenho para o qual estas crianças não se encontram, ainda, preparadas, contribuindo para a ocorrência do fracasso escolar.

Nome do Autor: GARAKIS, Solange Aparecida
Nome do Orientador: Maria Lúcia Lopes Dallago
Instituição: Universidade Federal do Ceará
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Assunto:Prontidão
Referência:

GARAKIS, Solange Aparecida. A influência do nível sócio-econômico no desenvolvimento mental e sua relação com a prontidão para a alfabetização. Fortaleza: PG em Educação, Departamento de Educação, Universidade Federal do Ceará, 1983. 108p. (Dissertação de Mestrado).