Abec

Abec


     

Comparação entre o vocabulário da criança e o vocabulário usado no processo de alfabetização: estudo de caso através da observação.

O objetivo da pesquisa foi verificar a existência de identidade ou distorções entre o vocabulário de crianças de nível sócio-econômico diferente, na sua fala, e o vocabulário usado em cartilhas, no processo de alfabetização, especificamente na aprendizagem da leitura. Investigou-se o vocabulário de 72 crianças de duas escolas de níveis sócio-econômicos discrepantes, uma pertencente à rede oficial de ensino municipal de Vitória e outra pertencente à rede particular. Comparam-se os substantivos e os verbos no vocabulário das crianças e das cartilhas. Os resultados indicaram que ambas as cartilhas se assemelhavam quanto ao conteúdo, ilustrações, vocabulário e pobreza de criatividade. Não foram encontradas diferenças acentuadas entre o vocabulário das crianças de nível sócio econômico diferentes. As diferenças encontradas na sua maioria, relacionavam-se a características do meio sócio-cultural das crianças e das escolas onde estão inseridas. Constatou-se acentuada diferença entre o vocabulário usado pelas crianças e o vocabulário das cartilhas. A autora concluiu que o maior problema em relação à alfabetização refere-se à prática do professor na sala de aula, diferenciada nos dois tipos de escola observados.

Nome do Autor: GONÇALVES, Maria José Vilaça
Nome do Orientador: Maria Clara
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
Estado:
Ano Publicação: 1986
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Cartilhas
Referência:

GONÇALVES, Maria José Vilaça. Comparação entre o vocabulário da criança e o vocabulário usado no processo de alfabetização: estudo de caso através da observação. Vitória: PG em Educação,  Universidade Federal do Espírito Santo, 1986. 135p. (Dissertação de Mestrado).