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Retenção ou promoção na 1ª série do 1º grau: uma análise do processo decisório do Professor.

A pesquisa prentendeu abranger o universo de escolas públicas que ofereciam a 1ª série em Porto Alegre - 184 salas - tomando como sujeitos uma professora alfabetizadora de cada escola. Foram obtidas respostas aos instrumentos de pesquisa de 164 escolas, ou seja, de 164 professoras alfabetizadoras. Foram ainda estudadas as características das professoras, sua predisposição à reprovação, sua auto-imagem e os índice de repetência. Os instrumentos utilizados foram: questionário, escalas e fichas de caracterização. O objetivo foi comparar os comportamentos reais da professora na tomada de decisão e os comportamentos ideais apresentados pelo modelo. Verificou-se ainda a correlação entre as variáveis complementares e o processo decisório. A pesquisa foi realizada com 164 professoras de 1ª série de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o comportamento das professoras no processo decisório se afasta parcialmente do modelo nos estágios de conscientização e delineamento, consideravelmente no estágio de escolha e ligeiramente no estágio da ação. Os estágios se correlacionam positivamente com a auto-imagem e negativamente com o índice de repetência.

Nome do Autor: GUIDI, Neusa Maria Bellé
Nome do Orientador: Thereza Penna Firme
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Avaliação
Referência:

GUIDI, Neusa Maria Bellé. Retenção ou promoção na 1ª série do 1º grau: uma análise do processo decisório do Professor. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1984. 198p. (Dissertação de Mestrado).