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Alfabetização e Universo Cultural: análise de cartilhas utilizadas nas escolas de Campinas

O objetivo da pesquisa foi analisar as quatro cartilhas mais utilizadas no município de Campinas (SP), buscando apreender: 1) o universo cultural veiculado por elas; 2) o que esse universo representa para as classes trabalhadoras, e 3) em que medida a escola, através do conteúdo das cartilhas pode estar contribuindo para marginalizar a cultura das crianças das classes trabalhadoras. A autora faz uma análise das palavras, imagens e textos de leitura de cada cartilha, e constata que: apresentam desvinculação da realidade vivida pelas crianças das classes trabalhadoras; a ênfase à fantasia e ao misticismo religioso veicula uma visão deformada da realidade e impõe os valores das classes dominantes e uma determinada visão da realidade. A autora critica o uso da teoria da marginalização cultural para explicar o fracasso das crianças das classes trabalhadoras na alfabetização, tendo em vista os conteúdos das cartilhas.

Nome do Autor: FREITAS, Helena Costa Lopes de
Nome do Orientador: Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:
Ano Publicação: 1979
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Cartilhas
Referência:

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Alfabetização e Universo Cultural: análise de cartilhas utilizadas nas escolas de Campinas. Campinas: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1979. 157p. (Dissertação de Mestrado).