Abec

Abec


     

Conhecimentos básicos sobre alfabetização indispensáveis aos egressos dos cursos de formação de professores.

O objetivo da pesquisa é identificar conhecimentos básicos que os alunos da 3ª série do curso de formação de professores apresentam ao final do ano letivo, no que diz respeito ao trabalho de alfabetizar crianças. A amostra constou de 232 sujeitos distribuídos de forma proporcional por seis das sete escolas de formação de professores da rede estadual, no município do Rio de Janeiro. O instrumento utilizado, um Inventário de Conhecimentos Básicos sobre Alfabetização, foi validado por 5 juizes experientes na área de alfabetização. O instrumento compõem-se de itens relativos à Língua Portuguesa, Lingüística, Fundamentos da Educação, Métodos e Técnicas de Alfabetização e Didática Geral, e dividiu-se em 2 partes: uma objetiva e uma subjetiva. Os resultados demonstraram que os alunos não dominam os conteúdos da Língua Portuguesa e Lingüística; não possuem visão global do ato de educar, desconhecem os fundamentos teóricos que embasam os métodos e técnicas adequados à clientela, no que diz respeito à Didática Geral e à Alfabetização. A autora sugere estratégia de ação para minimizar os problemas.

Ano Publicação: 1985
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Educa√ß√£o
Tema: Educação
Natureza Do Texto:Pesquisa: Survey
Referencial Teórico: Pedagogia
Ideário Pedagógico: Pedagogia Renovada
Assunto:Formação do Alfabetizador
Referência:

FONSECA, Daisy Mary Mendes Vieira da. Conhecimentos básicos sobre alfabetização indispensáveis aos egressos dos cursos de formação de professores. Rio de Janeiro: PG em Educação, Faculdade de Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1985. 90p. (Dissertação de Mestrado).