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A alfabetização e a escolarização: um processo descontínuo

O estudo pretendeu estudar a questão do fracasso na alfabetização através da análise da prática cotidiana de professores de 1ª série em uma amostra de 3 escolas municipais da periferia de Natal. Para realização do estudo, seguiram-se as seguintes etapas: levantamento de dados sobre os 17 professores e sobre os alunos da amostra (126) das 1ª séries das 3 escolas, coleta de material - avaliação do III bimestre de comunicação e expressão em que todos os erros de escrita registrados pelos alunos foram categorizados segundo proposta de LEMLE (1980). A partir desses erros de escrita, elaborou-se um material de avaliação que foi aplicado aos professores com o objetivo de se conhecer como eles classificavam os tipos de erros gráficos. A análise dos dados do alfabetizando e do alfabetizador evidenciou que a prática de alfabetização, além de desenvolver-se sem apoio teórico, processa-se de modo discriminativo, pois não valoriza o contexto lingüístico, cultural, social do alfabetizando.

Nome do Autor: FREIRE, Francisca Marques
Nome do Orientador: Sarita Maria Affonso Moisés
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estado:
Ano Publicação: 1982
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Lingüistica
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

FREIRE, Francisca Marques. A alfabetização e a escolarização: um processo descontínuo. Natal: PG em Educação, Departamento de Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1982. 176p. (Dissertação de Mestrado).