Abec

Abec


     

Estudo de algumas implicações do ritmo na facilitaçao da aprendizagem da Leitura.

A pesquisa teve o objetivo de verificar a relação entre desempenho em ritmo e desempenho em alfabetização, levando-se em consideração as variáveis nível sócio-econômico, sexo, idade, zona de residência (urbana ou suburbana) e método. A amostra foi constituída de 52 alunos sorteados entre os alunos de duas escolas da cidade de Mandaguari, no norte do Paraná, uma escola urbana e a outra suburbana. Após o sorteio, os alunos foram analisados segundo as variáveis mencionadas. Foram utilizados quatro instrumentos: um ditado, três textos de leitura (para medir o desempenho em alfabetização), uma prova de ritmo e uma ficha de informação. Os principais resultados foram: nem sempre a presença do ritmo é paralela à alfabetização eficiente; ritmo não desenvolvido correlaciona-se com alfabetização; a predominância de alunos com ritmo não desenvolvido e alfabetização deficiente está na classe baixa; o fator sexo não interfere em ritmo e alfabetização.

Nome do Autor: LUCENA, Cleuza
Nome do Orientador: Irmão Henrique Justo
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1978
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

LUCENA, Cleuza. Estudo de algumas implicações do ritmo na facilitaçao da aprendizagem da Leitura. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1978. 141p. (Dissertação de Mestrado).