Abec

Abec


     

Da pré-escola à alfabetização: caminhos e descaminhos.

O trabalho objetivou avaliar a comunicação verbal e escrita desde o início da vida escolar da criança, na pré-escola, até o domínio por ela do código gráfico, no fim do ciclo básico, e refletir a respeito da pré-escola, analisando seus interesses, funções e modalidades, além de descrever o processo de alfabetização. O autor discorre, em primeiro lugar, sobre o processo comunicativo e o processo educativo, relacionando-os com a linguagem didática e com a integração do aluno na escola, analisando a função de cada elemento do processo de comunicação de forma a torná-lo mais eficiente e produtivo. Em seguida, discorre sobre a pré-escola, a partir de vivências em uma Escola de Educação Infantil, ressaltando a importância desse nível de escolaridade na sociedade moderna, sua vinculação com o 1ª grau, confrontando aspectos do sistema pré-escolar público e privado, buscando ainda analisar a validade da educação compensatória e da prontidão para a alfabetização. Finalmente, o autor discorre sobre o processo de alfabetização, em seus aspectos lingüísticos e psico-sócio-lingüísticos, buscando descrever a passagem da fala ao domínio da escrita. O autor conclui que há necessidade de melhor formação do pessoal docente da pré-escola às 1ª séries do 1º grau, considerando a Lingüística como disciplina de domínio obrigatório para todos os alfabetizadores.

Nome do Autor: MARSON, Fernando
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Livre-Docência em Metodologia do Ensino e Educação
Grau do Trabalho: Tese de Livre Docência
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Lingüistica
Assunto:Concepção de Alfabetização
Referência:

MARSON, Fernando. Da pré-escola à alfabetização: caminhos e descaminhos. São Paulo: Livre Docência em Metodologia do Ensino e Educação Comparada, Faculdade de Educação , Universidade de São Paulo, 1989. 252p. (Tese de Livre Docência).